Reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como uma especialidade odontológica, a Harmonização Orofacial (HOF) é uma área na qual se pratica um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação e que visam ao equilíbrio estético e funcional da face. Em outras palavras, a Harmonização Orofacial é o termo utilizado para referenciar tratamentos que visam a equilibrar os diversos tecidos da face com a harmonia estético-funcional do sorriso, sendo que a Odontologia é a ciência que estuda esse equilíbrio.

Entre os pioneiros na aplicação de toxina botulínica na Odontologia no Brasil, está o dr. Flávio Luposeli, diretor clínico do SPA Odontológico Luposeli, cuja atuação e mobilização foram também bastante significativas para esse reconhecimento da HOF como uma especialidade.

Também sob iniciativa dele está o Curso de Imersão em Toxina Botulínica e Preenchedores da Odonto Partners, escola de cursos de especialização para dentistas que é parceira do SPA Odontológico Luposeli e que tem no dr. Flávio o seu responsável técnico. Em território nacional, o curso foi um dos primeiros a integrarem as especialidades formais da Odontologia a essa nova área, contando hoje com mais de 380 edições já realizadas dentro e fora do País, formando mais de oito mil especialistas nessa prática.

Na Luposeli, os procedimentos que integram essa especialidade sustentam-se, cientificamente, na perspectiva de que o ato de sorrir necessita partir de três estruturas anatômicas principais: dentes, gengivas e lábios, uma vez que não é possível sorrir sem os lábios. Desse modo, a construção estética da linha dentária do sorriso também depende da dinâmica dos lábios, o que implica a necessidade de que haja uma harmonização nessa região. Assim, equilibramos os músculos da face, os quais, em sua maior parte, interferem diretamente na postura e na dinâmica dos lábios no ato de sorrir.

Para tanto, a Clínica trabalha com as mais modernas técnicas disponíveis no segmento, tais como preenchimento facial, preenchimento labial, peeling facial, bichectomia, bioescultura malar, tratamento enzimático de papada e biomodelação mandibular.