Blog

Gengiva artificial para correção de defeitos estéticos com implantes

Gengiva artificial para correção de defeitos estéticos com implantes

A colocação de próteses sobre implantes é um procedimento indispensável para pacientes que tiveram a perda de vários dentes inferiores e/ou superiores. Em alguns casos, porém, as próteses não podem ser implantadas diretamente na gengiva natural, devido a perdas de tecido e estrutura óssea que causam desarmonias funcionais e estéticas na arcada dentária.

Nessas circunstâncias, pode ser necessário “implantar” também uma gengiva artificial a fim de recuperar a autoestima e o conforto do paciente ao sorrir, mastigar e falar.  Trata-se de uma opção de reabilitação simples e rápida, quando comparada à reconstrução gengival com enxertos.

 

Mas o que é uma gengiva artificial?

 

Também conhecida como “prótese dentogengival”, a gengiva artificial é um acessório odontológico confeccionado em resina ou porcelana para reabilitação parcial ou total de uma gengiva com deficiência óssea. Tal material é moldado em laboratório conforme a anatomia periodontal do paciente, de modo que sejam reproduzidas as características naturais de sua gengiva.

 

Tipos de gengivas artificiais

 

Atualmente, a Odontologia dispõe de dois tipos de gengivas artificiais: as removíveis e as fixas. A primeira opção é indicada principalmente para reabilitações superiores, nas quais houve pequenas perdas de tecido ósseo vertical. Para estes casos, a gengiva removível consegue devolver ao paciente o equilíbrio estético na “arquitetura” gengival, além de melhorar a fonética e lhe dar suporte labial. Já a gengiva artificial fixa, como o próprio nome esclarece, é uma opção para ser colocada em caráter definitivo. Sua indicação ocorre quando o paciente necessita de uma ampla reestruturação local.

 

Resultados 

 

Quando bem indicada, a gengiva artificial pode resultar em um excelente equilíbrio odontológico, tanto no que se refere aos aspectos estéticos como também em relação aos aspectos funcionais. Além de restaurar a integridade da fala e da mastigação, essa opção de tratamento proporciona um sorriso natural, promove suporte labial e das bochechas, melhorando consideravelmente a harmonia facial.

 

Para os interessados em saber mais sobre o tratamento com gengiva artificial e implantes, o SPA Odontológico Luposeli se coloca à disposição para agendamento de avaliações da saúde bucal e dos eventuais defeitos estéticos compatíveis com esses procedimentos. Basta entrar em contato!

Artigos