Blog

Dentista pode fazer harmonização facial?

Dentista pode fazer harmonização facial?

Há mais ou menos um mês, no dia 20 de setembro, o Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu uma reportagem que está disponível na Globo Play sob o título “Médicos alertam para os riscos de fazer harmonização facial” e que gerou bastante repercussão. Nela, as duas pacientes entrevistadas “saíram traumatizadas das clínicas odontológicas que procuraram” para realizar os procedimentos – no caso, destaca-se o preenchimento com ácido hialurônico.

A apresentação da matéria se encerra com a fala do âncora do jornal, Chico Pinheiro, para quem “Melhor será até não fazer esse tipo de coisa”. “Mas, para quem quiser fazer”, prossegue ele, “o Conselho Federal de Odontologia reitera que o cirurgião-dentista tem autonomia pra fazer a tal harmonização facial. Os dentistas possuem especialização e capacidade técnica para resolver qualquer problema que surja durante o procedimento”. ⠀

Concluindo, então, os dentistas podem realizar procedimentos de harmonização facial?

Sim, podem, assim como foi abordado na segunda reportagem sobre esse tema levada ao ar no dia 24 de setembro, agora sob o título “Escolha de profissional deve ser cuidadosa antes de fazer harmonização facial”.

Na legenda dessa segunda notícia, consta: “Atividade está autorizada e é importante que pacientes se informem sobre o histórico dos profissionais, dentistas ou não, antes de realizar qualquer procedimento”.

Entrevistado nessa reportagem, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, declarou: “O cirurgião-dentista, dentro da sua área de atuação, está permitido a fazer todos os procedimentos previstos em lei, sejam eles invasivos ou não, cirúrgicos ou não. O profissional possui autorização legal e capacidade técnica e tem feito tratamentos satisfatórios e com resultados muito promissores”.

Exemplo de especialista da área da Odontologia que está entre as referências quando o assunto é harmonização facial/harmonização orofacial é o dr. Flávio Luposeli, responsável técnico do SPA Odontológico Luposeli. Entre outros títulos importantes, o dr. Flávio é professor coordenador do Curso de Imersão em Toxina Botulínica e Preenchedores Orofaciais da Odonto Partners (uma escola de especialização para dentistas) e um dos pioneiros nesse segmento.

Para mais informações e/ou para agendamento de consulta com o time de profissionais coordenado pelo dr. Flávio na Clínica Luposeli, basta entrar em contato pelos telefones (11) 2888-8666 / 2925-2035 ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp (11) 9.4794-1467. A equipe de especialistas da Luposeli realiza diversos tratamentos, combinando as mais modernas técnicas existentes na Odontologia, incluindo os mais avançados procedimentos em harmonização orofacial; vale a pena conferir.

Artigos